Pesquisar no blog

mardi 12 janvier 2010

Museu Invalides - Entrada FREE

MUSÉE DE L`ARMÉE

Novamente vou mudar o roteiro de hoje: ao invés do Pantheon e do Cemitério Père Lachaise vamos falar sobre o Invalides, o túmulo de Napoleão Bonaparte e Museu do Exército!


Mais uma vez conseguimos nos passar por estudantes da União Européia para conseguir uma entrada gratuita. Quando indagados por qual país, respondemos : “Je suis portugais”. Dessa forma economizamos mais 8,50 EUROS, totalizando 62,50 EUROS em ingressos de museus até agora, cerca de R$ 170 reais!


Site officiel: www.invalides.org

Atualmente a Esplanada dos Inválidos, é sede de museu (Museu da Armada) e também uma necrópole militar (dentro da catedral do Santo Luis dos Inválidos).


HISTÓRIA

O Hotel Nacional dos Inválidos foi criado em 1670 a partir da ‘benevolência’ de Louis XIV (Rei - Sol) para acolher os seus soldados inválidos ou idosos para servir. A construção terminou em três anos e os primeiros inválidos se instalam a partir de 1674.

No fim do século XVII, eram 4.000 divididos em companhias. Inválidos só no nome, os soldados trabalhavam em ateliers de confecção de uniformes, sapatos, tapetes e de iluminação, afim de combater a ociosidade. Para atender os feridos também é construído um hospital a 500 metros ao sul. A pensão dos soldados é agora atribuída aos espaços do museu.

A CATEDRAL DO SANTO LUIS DOS INVÁLIDOS

A Igreja dos Soldados, dita também “coro dos pensionistas”, foi finalizada em 1679 e 97 anos depois, em 1676, começaram a fazer a chamada Igreja da Cúpula (en français, Eglise du Dôme – é uma capela) que era para ser real, acaba por atender o culto dos pensionistas da Igreja dos Soldados. Esta Cúpula tem 101 metros e foi inaugurada 30 anos após o início da construção, em 1706.

Juntando a Igreja dos Soldados com a Igreja da Cúpula virou Igreja Santo Luis dos Inválidos, cuja abóbada guarda os cadáveres de grandes chefes militares como o de Napoléon. Então a Cúpula ganha o epíteto de “Panthéon Gloires”.

Hoje a Igreja do Santo Luis está unida administrativamente ao Museu da Armada (que também está na Esplanada) a partir da sua criação em 1905. Também é a sede do Bispo Católico dos Exércitos e todos os anos acontecessem missas comemorativas, entre as quais a missa do aniversário da morte Napoléon, em 05 de maio, e em setembro a missa do aniversário da fundação do hotel dos lnválidos. ( Contribuição Historiadora Julia Fernades jqsajh@hotmail.com)


Sacristia logo em frente a tumba de Napoleão

‘Eu desejo que minhas cinzas repousem sobre as margens do Senna junto ao povo francês que tanto amei” - Inscrições ao redor da tumba de Napoleão

Restos mortais de Napoleão Bonaparte. A Anabela sempre estraga as fotos!


Diferentes trajes de soldados usados durante a Primeira Guerra Mundial

Uniforme da Tropa de Elite Britânica: aquele de saia não é tão assustador assim.

Aviador britânico da Primeira Guerra usando o Chapéu do Chavez

"Derrubei a bomba sem querer querendo ..."

“Granade Sale”

Vários canhões usados pelas tropas francesas durante a Primeira Guerra

Miniatura de uma ambulância usada por ortopedistas franceses na Guerra


Instrumentos “estéreis” do Serviço Médico

Cartazes Norte-Americanos de alistamento militar

Tio Sam: “I want YOU dying in a stupid War”

Metralhadora usada por Duke Nukem no jogo “Duke Nukem 3D – Time to Kill”

Raríssimo traje de um paraquedista japonês morto na batalha de Pearl Harbor e roupa de um marinheiro americano. Fim da Segunda Grande Guerra.

Soldado Britânico curtindo um som no Ipod

Maleta de suprimentos médicos da tropa nazista, se alguém entender de alemão favor me ajudar a decifrar cada potinho, só entendi o Petroleum.

Mixer e Pick-up de um soldado-DJ

Manuais franceses de sabotagem disfarçados em pequenos livros como “Eu sei cozinhar” e “Sabotagem para Iniciantes”. Esse último ai não está tão disfarçado.

Soldados francês da Campanha na África com um Iphone de bateria extendida.

Uniforme de um judeu sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz

O ingresso ao Museu dá direito a um tour pela Galeria Multimedia Charles de Gaulle com mais de 20 horas de informações históricas de batalhas da França desde 1890. Você recebe gratuitamente um audioguide em inglês, espanhol e francês. Não tinha português de Portugal =(


A galeria Charles de Gaulle termina mostrando o progresso econômico francês após a Segunda-Guerra com a popularização de bens de consumo como eletroeletrônicos e automóveis.


Lavadora Philips, caixa eletrônico



“Cachaça”



Outra ala do museu é dedicada às guerras do Século XIII até as Conquistas de Napoleão. Na foto acima estão uniformes da guarda de Napoleão.


Acampamento de Napoleão: todos os objetos foram usadas em batalhas pelo próprio General


Anabela tentando vestir o chapéu de Napoleão


O museu apresenta um rica coleção de maquetes das fortalezas francesas, na foto uma réplica do Mount Saint Michel


O Invalides apresenta até armas para soldados vesgos, descoordenados e de má pontaria como esse punhal com 3 lâminas e uma pistola com 3 canos, em algum lugar o cara tinha que acertar


Nem toda armadura medieval garantia segurança total para os orgãos vitais


Esse aí jah tava mais protegido. Só não sei como ele fazia xixi...


Até as armas mais antigas da humanidade estão presentes no museu:








Esse foi o Museu Invalides, mais um da lista que conseguimos ecomizar. Como nas últimas duas atualizações mudei o roteiro previsto, dessa vez vou deixar em segredo. Um abraço e até logo!

2 commentaires:

  1. hahha não era só de tamanho que Napoleão era modesto!! A barraca armada do imperador da França tbém era bem pequena!! =o
    Por q vc não contou ql foi a posição que Napoleão perdeu na guerra?!! uhauhauhaua


    Bisses

    RépondreSupprimer
  2. museu do exercito foi legal!! curti mto pia!

    duke nukem...hauhaua...bem lembrado, mando bem! hahah

    a ambulancia de ortopedista foi pra mim, certeza, sacana msm.hauahuahua

    RépondreSupprimer