Pesquisar no blog

mardi 5 janvier 2010

CHÂTEAU DE VERSAILLES NA FAIXA


CHÂTEAU DE VERSAILLES

"Parceiros mãos de vaca: Bola e Thomaz no..."



A cidade de Versailles está situada a sudoeste de Paris, a 21 km de distância. No século XV foi devastavada pela Peste Bubônica e pela Guerra dos 100 anos (França x Inglaterra). No início do século XVII, Luis XIII caçava na floresta de Versalhes e ordenou a construção de um castelo de caça. Ainda no século XVII, Luís XIV (o rei Sol, símbolo máximo do Absolutismo com sua frase célebre: “L'état, c'est moi”, ou seja, o Estado sou eu) estabeleceu Versailles como centro para a Corte Real e a sede do Governo da França, mandando ampliar as dimensões do castelo. Foi com Luis XVI (o qual fora casado com Maria Antonieta da Áustria – aquela do filme!) que estourou a Révolution Française em 1789 e os dois foram guilhotinados 4 anos depois.

Em 1870, depois da derrota na Guerra Franco –Prussiana, o palácio serviu quartel-general do exército alemão.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi assinado o Tratado de Versalhes que estipulou acordos a serem assinados pelas nações derrotadas. A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi obrigada a aceitar as imposições do Tratado de Versalhes, assinado em Paris, no mês junho de 1919. (Contribuição da historiadora Julia Maria, qualquer erro não é minha culpa =P


"Cavalinho bem avantajado de Louis XIV"


"Entrada do Château com o famoso portão dourado"


"Louis XIV: Muito bom gosto na meia calça"

A entrada custa que custa 17,50 EURO garante acesso a todas as partes do chateau e a exposição limitada Louis XIV L`homme & Le Roi. Praticamente todos os museus de Paris garantem entrada grátis no primeiro domingo de cada mês. Claro que tive que aproveitar essa “promoção”, no final gastei 13,20 EURO no dia todo incluindo almoço do mercado, volta de tremzinho, entrada em todas as partes do museu e transporte até lá, isso é , menos do que os 17,50 que gastaria só na entrada. Se puder escolher um museu para visitar no primeiro domingo do mês, escolha o Chateau de Versailles pois tem a entrada mais cara.


"Vista lateral do Château e o imenso jardim, lá fora um frio de -7 graus"

Para chegar lá a maneira mais rápida, e barata, é pegar a linha 9 até o final : La Pont de Sèvres. Saindo da estação do metro, logo acima há uma estação de ônibus. A linha 171 tem o ponto final logo em frente ao Chateau e a passagem custa 1,70 EURO. Para chegar em Versailles leva em torno de 40 minutos de ônibus e o passeio no castelo é bastante demorado. Por isso uma boa idéia é comprar comida no Carrefour ao lado da estação de ônibus porque alimentação é bastante cara no chateau e nos jardins.


Uma maneira rápida e confortável de conhecer o jardim imenso é usar o petit traim que sai do Chateau. Uma volta de cerca de 50 minutos custa 6,50 EURO e permite descer em todas as casas de campo. Cuidado para não perder o ingresso porque senão tem que pagar 3,50 EURO para pegar o trem de volta ou entrar disfarçadamente sem o motorista ver.


"Galeria de quadros do Grande Trianon no Jardim do Château"

"Mesinha de sinuca onde o Rei Sol encassapava todas"



"O Château estava bastante cheio por ser gratuito, mas nada que atrapalhasse muito"

"Sofazinho pra curtir uma Sessão da Tarde na casa de campo"



"Capela pessoal de Louis XIV e posteriormente de Napoleão"


A exposição Louis XIV L`homme & Le Roi mostra diversos quadros, objetos e documentos relacionados a vida política e pessoal do rei. No interior da exposição é proibida tirar fotos porque ela normalmente é cobrada a parte no ingresso. Além disso, as peças são danificadas se ocorrer uma exposição maior de 50 lux, mas como sempre conseguimos um jeitinho ai vai o interior da exposição:





Após tanto luxo de Versailles voltei para o meu humilde lar:



Na verdade essa é a barraquinha de um cara mais mão de vaca do que eu! Ele saiu do leste europeu há mais de 5 anos e falou que sobrevive com menos de 5 euros por dia! Novo recorde

Próxima Atualização: Estou pensando ainda... Talvez o Museu do Louvre se sobrer tempo ($$$) na semana. Um Forte Abraço e até a próxima!

3 commentaires:

  1. hahahhaha orraa conseguiu achar um cara mais mão de vaca do que vc ...como isso é possível? hahah!
    tinha que arranjar uma vaca pra esse =p

    RépondreSupprimer
  2. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer
  3. Aquilo não são meias no Luis XIV, é o culotte!!

    Aliás... Foram os sans – culotte (sem calção) que fizeram a Rev. Francesa!! Este segmento era formado basicamente por artesãos e trabalhadores urbanos do Terceiro Estado!
    A moda masc. do século XVII saia diretamente de Versailles para ser tendência no mundo!

    Foram os alfaites do Rei-Sol que criaram o modelito que culminou no atual terno! Na época, os homens usavam justaucorps (q atualmente corresponde ao paletó/casaco), o colete (hj em dia, um tanto obsoleto entre os homens, mas vejo sendo bastante usado pelas mulheres) e o culote. Com o tempo ocorreu um padronização, usando a mesma cor e tecido para confeccionar as peças.

    É deste período q remota a tradição da moda francesa. Repara que no quadro, o Luis XIV, esta usando salto alto vermelho!! Todos os reis queriam estar igual! Os nobres tbém usavam maquiagem!!

    A cor vermelha era preferência absoluta nas cortes, que, por muitas vezes, era possível obter a cor carmin devido a 1 pigmento, que era vendido a preço de pau-brasil...


    Bisses, julia

    RépondreSupprimer