Pesquisar no blog

mardi 29 décembre 2009

Como passar um dia em Paris sem gastar NADA (Parte 1/2)


Como passar um dia em Paris sem gastar NADA (Parte 1/2)

Salut Messieurs et Madames ! Primeiramente gostaria de agradecer a todo apoio que venho recebendo de pessoas do Brasil todo e até de alguns estrangeiros que conheci durante a viagem. Recebo vários e-mails com todos os dias com dicas, perguntas e sugestões e estou respondendo a todos o mais rápido possível. O Blog está sendo muito mais visitado do que imaginava, já são cerca de 7000 "mãos de vaca" que acessaram o site em 10 dias de viagem! Se cada um me enviasse 10 centavos de real já daria para sair dessa dureza rsrsrsr
A proposta de hoje é algo além dos limites: passar um dia em Paris sem gastar NADA. É isso mesmo, conhecer vários pontos turísticos sem precisar gastar nada.
Como o dia foi bastante corrido resolvi dividir em duas partes: a primeira com o Rio Senna, Notre Dame, Museu do Louvre, Torre Eiffel e Sacre Coeur.
A segunda parte terá La Defense, Arco do Triunfo, Champs-Élyssés, Hôtel de Ville e Bastille. Lembrando que tudo isso
pode ser feito em um só dia ( bem rapidão mesmo).





Ao lado do Rio Senna encontrei mais um grupo de turistas seguindo um guia como em Amsterdam. Dessa vez foi ainda mais interessante pq no grupo da direita o guia falava inglês e o da esquerda em espanhol. Dai foi só escolher o grupo para me infiltrar. A foto acima foi na Ponte Neuf que é a mais antiga de Paris, construída em 1578.



Nessa foto acima o guia a direita explica ( gratuitamente, se você estiver infiltrado) sobre cada ala do Museu do Louvre e sobre a piramide. Os prédios mais antigos foram construídos em 1190 e depois disso cada rei construi a sua parte. Nesse primeiro momento conhecemos apenas a parte externa ( e gratuita do Louvre). Em breve, farei uma atualização inteira para o Louvre porque caso vc quisesse " apreciar" cada obra do museu durante 30 segundos, levaria 14 dias sem parar para ver tudo! Na verdade estou esperando o primeiro domingo de cada mês que garante entrada grátis no museu...



Não encontrei o Santo Graal debaixo da pirâmide invertida do Louvre, Dan Brown estava errado =(

CATEDRAL DE NOTRE DAME




A Catedral de Notre Dame fica cerca de 8 minutos de caminhada do Louvre. Começou a ser construída em 1163 e apresenta um estilo gótico bastante marcante. O interior é muito grandioso e escuro também, onde se encontram tesouros religiosos como fragmentos da coroa de Cristo e da cruz ( se você pagar 5 euros para adultos e 3 euros com carteira de estudante internacional para ver) . Caso queira subir nas torres e visitar as relíquias custa 10 euros para adultos e 8 euros para estudantes. Como a proposta de hoje era não gastar nada ai vai a foto mais importante de Notre Dame:



A visita pela parte central da igreja é gratuita e permite apreciar os vitrais e mais algumas relíquias. A fila para entrar é muito grande, algo como uns 400 metros, mas passa bastante rápido. Se o mais importante é economizar vale a pena!

Altar da Catedral de Notre Dame

Vista lateral da Catedral ao lado do Rio Sena


TOUR EIFFEL




Por meio do metro é possível chegar a Tour Eiffel em cerca de 12 minutos. O transporte em Paris também será uma nova atualização dando atenção especial ao Metro e ao cartão Nav Go que permite viajar quantas vezes quiser por um preço só.
A Torre foi construída em 1889 como um símbolo da tecnologia francesa e é hoje o monumento mais visitado do mundo. Por causa disso você deve se preparar para esperar muito na fila. Além disso, se você quiser economizar terá que usar a escada! O preço para subir no 2 ème étage é de 8 euros com elevador e 4,50 de escada.
Uma boa dica de compra de souvenirs da Torre e no parque logo em frente. Ali há uns jamaicanos e indianos que vendem 4 miniaturas da Torre por apenas 1 euro. Normalmente custam entre 1 e 3 euros cada.


Pode-se usar os toilets públicos auto-limpáveis espalhados pela cidade para economizar 50 cents cobrados em alguns lugares, inclusive em restaurantes populares como Mc Donalds.

BASÍLICA DE SACRÉ-COEUR


Construída em 1875 a Basílica de Sacré-Coeur fica num dos pontos mais elevados de Paris. Para chegar lá pode-se pegar a linha 4 do metro e descer na estação Château Rouge. Tome cuidado porque essa é uma região bastante perigosa de Paris. Há vários batedores de carteiras e é necessário tomar muito cuidado com bolsas e mochilas. Também tem várias pessoas que se aproveitam de turistas para extorquir dinheiro em troca de pulseirinhas coloridas. A melhor coisa a fazer nesse caso é colocar a mão no bolso e ser educado : "Non, merci beaucoup mtf!"

Para não precisar subir as diversas escadas pode ser pegar um bondinho que aceita o seu cartão Nav Go, o Funiculaire.



"C'est moi très belle!"

A entrada na Sacré-Coeur também é gratuita e os seguranças são bastante exigentes: não se pode falar alto, nem usar boné, nem tirar fotos.


A paisagem noturna do alto da Basílica é magnífica, pode-se observar vários pontos turísticos e principalmente o Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris que tem um show de luzes no telhado.


Próxima atualização: Continuação do mesmo dia com La Defense, Arco do Triunfo, Champs-Élyssés, Hôtel de Ville e Bastille sem gastar NADA!








Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire